Entrega da Unidade de Atendimento de Reintegração Social acontece em Salto

O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Administração Penitenciária, Nivaldo Cesar Restivo e do Prefeito Geraldo Garcia

Por Redação (Itu - SP) 11/11/2019 - 19:32 hs
Foto: Imprensa Salto

A cidade de Salto inaugurou nesta segunda-feira (11), a Unidade de Atendimento de Reintegração Social, localizada à rua Padre Oliveira Rolin, nº90 no Jd. Santa Cruz. Para a entrega oficial, foi realizada uma cerimônia, que contou com a presença do Secretário Estadual de Administração Penitenciária, Nivaldo Cesar Restivo, do Prefeito Geraldo Garcia, do Coordenador de Reintegração Social e Cidadania, Mauro Rogério Bitencourt, do Juiz Titular da 3º Vara de Salto, Dr. Christiano Rodrigo Gomes de Freitas, do Presidente da Câmara de Salto, Lafaiete Pinheiro e do Presidente do Programa de Integração Sócio Familiar, Dr. Jades de Melo.

A unidade atende a Central de Penas e Medidas Alternativas, com o foco de reintegrar o autor de infração penal na sociedade, com suporte para que o beneficiário cumpra a pena de forma educativa e humanizada. Após decisão judicial, o autor presta serviço púbico ao município, sendo fiscalizado com eficiência e não permite atos indisciplinares. O gasto com a aplicação dessa pena é muito menor, reduz as chances de reincidência, quando comparada com a pena privativa da liberdade, não há rompimento do vínculo familiar e empregatício e reduz a criminalidade.

Na ocasião, as autoridades ressaltaram a importância da unidade e da parceria entre o Estado e o município. “Esta unidade atende a Central de Penas e Medidas Alternativas e tem como objetivo a reintegração do infrator na sociedade. É uma forma mais humana e educativa, que está prevista na legislação e garante essa oportunidade ao cidadão”, afirmou o Secretário Estadual de Administração Penitenciária.

Durante sua fala, o Prefeito Geraldo Garcia, fez questão de lembrar que essa iniciativa surgiu de uma reunião despretensiosa e que gerou um grande resultado, que beneficiará não só o autor da infração penal, como a sociedade no geral. “É importante ressaltar que este espaço já atua em benefício da cidade de Salto, pois já realiza atividades educacionais, jurídicas e agora também é a Unidade de Atendimento de Reintegração Social. Com a unidade, o infrator realizará trabalho de utilidade pública, sem perder o vínculo familiar, favorecendo a reinserção social e reduzindo a chance de reincidência, declarou o Chefe do Executivo, que ainda ressaltou “os infratores passam por avaliação que favorecem sair em serviço”.

O evento ainda foi acompanhado pelos secretários de Governo, Gilmar Mazetto, de Ação Social e Cidade, José Carlos Grigoletto, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Eron Coelho, de Negócios Jurídicos, Dr. Otávio Maciel e dos vereadores, Álvaro Pacheco, José Benedito de Carvalho, Luiz Carlos Batista e Vinicius Saudino.

A entrega oficial foi marcada com o descerramento da placa pelas autoridades sendo acompanhada por todos os presentes, incluindo a sociedade civil e visita ao espaço, que passou por revitalização.