Salto apresenta queda no número de queimadas e prossegue com campanhas preventivas

Por Redação (Itu - SP) 27/08/2019 - 15:01 hs
Foto: Imprensa Salto

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Departamento da Defesa Civil, registrou uma queda significativa de queimadas no município, entre os anos de 2017, 2018 e 2019. A Defesa Civil contabiliza tanto as queimadas grandes, quanto as pequenas. Os dados apresentam queda gradativa no número de queimadas. O ano de 2017 apresentou 280 queimadas, em 2018 foram 160 e neste ano há registro de 90 queimadas.

Outra forma de contabilizar as queimadas é chamada de “focos de calor”, e é mais específica para queimadas maiores, acima de 60°C com no mínimo 30 metros de extensão e 1 metro de largura. Essas queimadas são registradas por satélites todos os dias, podendo realizar um comparativo mês a mês. Os dados estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e correspondem ao período de 01 de janeiro de 2017 a 31 de julho de 2019.

 

Os dois sistemas de apuração de focos de incêndio têm demostrado uma queda de ano a ano. Desde o ano 2017, a Prefeitura vem trabalhando com diversos projetos de conscientização sobre as queimadas, efetuando palestras, campanhas, panfletagens, entre outros. Nos meses de junho e julho de 2019, por exemplo, ocorreram palestras informativas sobre queimadas urbanas aos frequentadores dos três Centros de Referência da Assistência Social: Cras Jd. Saltense, Cras Jd. das Nações e Cras Jd. Santa Cruz, para os diferentes grupos assistidos (grupos de famílias, jovens e idosos). Além dessa ação, fiscalizações e outras campanhas foram realizadas nesse mesmo período. Para os envolvidos, atitudes preventivas surtem resultados positivos, e desta forma prosseguem realizando ações para conscientização.