Rafard realiza teste gratuito de hepatite, no Julho Amarelo

Por Redação (Itu - SP) 10/07/2019 - 15:25 hs
Foto: Imagem da internet

 

A Prefeitura de Rafard realiza durante este mês, ações voltadas para o “Julho Amarelo”, que previne contra as hepatites virais: B e C. Durante os sábados, dias 20 e 27, acontece no PACS, os testes rápidos, das 8h às 13h.

O “Julho Amarelo” visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C. Essas Hepatites são provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas.

O Ministério da Saúde estima que 2 milhões de brasileiros são portadores de hepatites, porém muitos desconhecem o vírus, devido a “falta de sintomas”. Porém, vale citar que a hepatite viral é uma inflamação do fígado, que pode evoluir para cirrose e até mesmo câncer.

Para tal, se faz necessária a prevenção e divulgação da doença, com palestras, instrução e testes rápidos.  A enfermeira Isabela Marchioretto explicou como funciona o procedimento.

“É como se fosse um exame de glicose. Por meio de uma agulha fina e indolor, é retirada uma pequena quantidade de sangue, que é colocada no orifício do aparelho. De 30 minutos a uma hora sai o resultado. Em caso positivo, aparece uma linha no visor do aparelho. Caso comprovada a infecção, o paciente recebe a orientação necessária, incluindo o encaminhamento especializado”, destacou.

Como se pega hepatite?

As Hepatites B e C podem ser transmitidas por sangue contaminado, presente em objetos cortantes (agulhas, alicates de unha, aparelhos de barbear) e pelo uso de material não esterilizado na colocação de piercing, na realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos. Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 podem ter adquirido hepatite C. O sexo desprotegido também pode ser um transmissor de hepatites B e C.