Major Olímpio (PSL) visita Itu para palestra sobre diminuição da maioridade penal

Discurso aconteceu esta sexta-feira (28) na Creche Mãezinha. Evento foi encabeçado pela Maçonaria.

Por Redação (Itu - SP) 28/06/2019 - 21:40 hs
Foto: Henrique Gandini/ITV
Major Olímpio (PSL) visita Itu para palestra sobre diminuição da maioridade penal
Major Olímpio discursou na Creche Mãezinha por cerca de 1h.

O senador Sérgio Olímpio Gomes (PSL-SP), mais conhecido como Major Olímpio, chegou em Itu por volta das 19h40. Ele palestrou na Creche Mãezinha sobre um tema atualmente discutido no cenário político nacional — a diminuição da maioridade penal no Brasil. O evento foi aberto ao público e cerca de 120 pessoas acompanharam o discurso do parlamentar. Ele falou por cerca de 1 hora e abriu espaço para perguntas da platéia.

Major Olímpio obteve mais de 40 mil votos em Itu, ficando a frente até de candidatos regionais, e foi o mais votado do Estado de São Paulo com mais de 9 milhões de votos. O tema debatido no evento foi um dos principais pontos abordados por sua campanha eleitoral, no ano passado. Palestra foi organizada pela Loja Maçônica Prudente de Moraes.

Em entrevista exclusiva à ITV, o senador defendeu que a redução da maioridade penal não implicaria em uma ofensa à Constituição Federal — um dos principais argumentos de quem é contra o projeto — e que o tema deve ser debatido junto com a sociedade. Segundo o parlamentar, a maioria da população é a favor. A entrevista e cobertura completa poderá ser acompanhada na próxima edição do Jornal ITV (Seg à Sex: 7h30, 12h30 e 18h30).

DISCUSSÃO NO SENADO

Este assunto voltou a ser discutido no Senado Federal, nesta quinta-feira (27). A redução da maioridade penal para 16 anos foi debatida em audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça e dividiu opiniões de senadores e especialistas. A mudança está prevista numa proposta de emenda constitucional que tramita no Congresso desde 1993 (PEC 115/2015) e só se aplicaria em casos de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

SOBRE O SENADOR

Sérgio Olímpio Gomes é major da Polícia Militar, atualmente na reserva, e político brasileiro filiado ao Partido Social Liberal (PSL). Foi deputado estadual por São Paulo em dois mandatos, de 2006 a 2014. Em 2018, elegeu-se senador por São Paulo.