Prefeitura de Salto apresenta novo sistema de segurança “Muralha Digital”

Mais segurança, redução de crimes e otimização da GCM

Por Redação (Itu - SP) 16/05/2019 - 15:42 hs
Foto: Imprensa Salto

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Defesa Social, apresentou na noite desta quarta-feira (15), o novo sistema inteligente de segurança “Muralha Digital”, que

fará o monitoramento inteligente das entradas e saídas da cidade, por meio de tecnologia avançada. O controle será feito com equipamentos de alta definição no padrão OCR (Optical Character Recognition), que permite a identificação da placa dos veículos.

A ‘Muralha Digital’ consiste na instalação de câmeras de alta tecnologia que identifica as placas de veículos. Os novos equipamentos estão sendo colocados em locais estratégicos, e atuarão no cruzamento de informações para a redução dos índices criminais.

O objetivo do monitoramento é reduzir esses índices, principalmente os que envolvem o roubo e o furto de veículos, além de otimizar o trabalho da GCM no atendimento às ocorrências. Os equipamentos já estão sendo instalados e a base administrativa da Secretaria da Defesa Social está ampliando a sala que abrigará o monitoramento.

Integração entre as cidades da região

O sistema fará com que a cidade passe a fazer parte de um conjunto de municípios para a troca de informações de inteligência e integrar um grande banco de dados regional de combate ao crime.

“Esta é mais uma conquista para a nossa cidade que agora passa a integrar um conjunto regional de combate ao crime”, destaca o secretário da Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos.

O fornecimento dos equipamentos é feito por meio de um contrato de locação com vigência de um ano. O investimento mensal aos cofres públicos será de em R$ 105 mil. Nesse valor estão incluídos todos os equipamentos, o sistema de operação, treinamento dos funcionários e a manutenção das filmadoras.