Tietê passa a ser membro do Comitê dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

Por Redação (Itu - SP) 02/04/2019 - 15:08 hs
Foto: Prefeitura do Município de Tietê

O prefeito Vlamir Sandei participou, na última sexta-feira (29), da 17ª Reunião Extraordinária dos Comitês dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí na cidade de Piracicaba.

O evento contou com a participação de cerca de 130 pessoas e representantes de 37 municípios, entre eles, o prefeito Vlamir Sandei; o prefeito de Piracicaba e presidente dos CBH-PCJ e PCJ FEDERAL, Barjas Negri; prefeito de Ipeúna, José Antonio de Campos; e de Rio das Pedras, Antonio Carlos Defavari, além do secretário executivo dos comitês, Luiz Roberto Moretti e o diretor-presidente da Agência PCJ, Sergio Razera.

Na reunião, foi aprovada a inclusão do Município de Tietê (SP) como um de seus membros. Com isso, Tietê se tornou o 71º município membro dos Comitês PCJ. A decisão foi comemorada pelo prefeito Vlamir Sandei, que havia feito a solicitação em fevereiro deste ano.

“Água é vida. Temos em Tietê uma situação privilegiada, pois estamos sobre o aquífero Tubarão, e fazemos parte de duas bacias: do Tietê e também do Rio Capivari”, disse Sandei.  “Nossa principal expectativa em relação ao ingresso nos Comitês PCJ é de avançarmos com projetos de preservação de mananciais e de conscientização da população quanto à importância da preservação dos recursos hídricos”, concluiu o prefeito.

“A entrada de Tietê nos Comitês PCJ é algo que me honra muito. Foi uma iniciativa espontânea, que demonstra a importância e sucesso do trabalho que estamos realizando. Hoje foi momento de dar as boas-vindas ao município de Tietê aos nossos comitês”, salientou Barjas Negri.

“Hoje foi um momento de muita alegria com o ingresso de Tietê nos Comitês PCJ. Sem dúvidas, é mais um parceiro que passamos a ter”, disse Moretti. “Nosso sonho é ter todos os 76 municípios que possuem território, total ou parcialmente, nas Bacias PCJ, como membros dos comitês. Faltam cinco, e estamos conversando para que consigamos essa totalidade. Quanto mais cabeças pensando, quanto mais contribuições tivermos, mais chances teremos que alcançar nossos objetivos”, concluiu.

Além disso, foi anunciado o investimento de R$ 1 milhão da Agência das Bacias PCJ na recuperação, conservação e proteção de mananciais, com objetivo de garantir mais água no futuro das cidades que integram o comitê.

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ) foi instalado no ano de 1993 através da Lei Estadual n° 7.663/91, como o primeiro comitê de bacias do Estado de São Paulo, integrando 65 cidades. Em sua área geográfica, Tietê recebe o Rio Capivari, fato que foi determinante para a entrada no comitê.