Capivari zera casos de dengue

Em 2018, não foi registrado no município nenhum caso da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti

Por Redação (Itu - SP) 03/01/2019 - 17:31 hs
Foto: Prefeitura de Capivari

Capivari não teve nenhum caso confirmado de dengue em 2018. Desde 2016, o número de notificações da doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti diminui no município. Foi em 2016, inclusive, que o prefeito Rodrigo Proença optou por cancelar o Carnaval da cidade - e em 2017 e 2018 também -, para investir o dinheiro a ser destinado para a festividade na Saúde, principalmente em ações de combate à dengue.

Entre os trabalhos realizados pela Secretaria de Saúde com o intuito de eliminar criadouros do Aedes Aegypti estão vistorias em pontos estratégicos, visitas domiciliares e levantamento periódico da densidade larvaria, a ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que possibilita parâmetro de como o município está em relação à infestação do mosquito. Foi lançada, ainda, a campanha de conscientização para eliminação do Aedes “Xô Dengue - Capivari não pode ficar parada, nem a água”, divulgando quais cuidados devem ser tomados para evitar acúmulo de água e consequente proliferação do mosquito transmissor da doença.

Em 2016, foram confirmados 284 casos de dengue em Capivari. No ano seguinte, o número baixou para 8. Em 2015, porém, o município esteve em estado de emergência, devido aos 1.088 casos positivos da doença. Em 2018, as 13 notificações recebidas na Secretaria de Saúde sobre a dengue foram negativadas. 

“Houve, de fato, um trabalho intenso no sentido de conscientizarmos a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito da dengue. Quando cancelamos o Carnaval em 2016, a cidade entendeu a medida e a partir de então só temos bons resultados”, afirma o prefeito Rodrigo Proença, acrescentando que mensalmente acontecem reuniões do Comitê de Combate a Arboviroses, nas quais são debatidas, com representantes de diversas secretarias municipais, estratégias relacionadas às doenças transmitidas por insetos.