21ª Festa Ítalo-Saltense acontece neste mês

Por Redação (Itu - SP) 11/07/2018 - 14:48 hs
Foto: Imprensa Salto

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura, realiza nos dias 27, 28 e 29 de julho, a 21ª edição da Festa Ítalo-Saltense. Neste ano, a tradicional Festa italiana de Salto acontece na Praça Antonio Vieira Tavares e contará com apresentações culturais, shows e praça de alimentação com comidas típicas.

O anúncio da Festa foi realizado em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (11). De acordo com o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, neste ano, a realização da festa representa um resgate da cultura italiana na cidade. “A realização da festa nesta praça tem um significado especial. Este é um resgate da cultura ítalo-saltense e todo esse cenário servirá a compor todo o contexto da Festa”, disse o Chefe do Executivo.

Para o secretário da Cultura, Sandro Bergamo, o novo local, estrutura e as atrações culturais serão o destaque da Festa. “Esta praça é muito simbólica. Além disso, a Festa está sendo muito bem pensada, com uma estrutura, segurança, atrações culturais e a tão bem conhecida gastronomia italiana”, destacou o secretário da Cultura.

Neste ano, a 21ª Festa Ítalo-Saltense conta com a participação de entidades beneficentes do município, como Associação Casa Naim, Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salto, Cáritas Interparoquial de Salto, Associação Casa da Criança de Salto, Associação dos Deficientes Físicos de Salto, Associação Promocional Nossa Senhora das Graças (Casa de Belém), Instituto Zoom, Associação Cultural Corporação Musical Saltense, Associação Salto Arte, CRCFS Mocidade Independente, Associação Amigos do Conservatório; além das entidades representativas italianas Associação Italiana Giuseppe Verdi, Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante. A escolha das participantes foi realizada por meio de um chamamento público. Neste ano, além do quitute típico saltense, a empada frita, a festa contará exclusivamente com pratos típicos italianos.

Uma exposição que tem como referência os italianos e a tecelagem está sendo preparada, além de um stand que captará imagens de depoimentos dos visitantes da festa que queiram registrar histórias dos imigrantes italianos em nossa cidade. Uma feira de artesanato e uma belíssima decoração típica também estão sendo produzidas.

Programação

1º DIA – 27 de julho - Sexta-feira

19h – Solenidade de Abertura da 21ª Festa Ítalo Saltense

19h30 - Apresentação Faces Ocultas Cia de Dança

20h – Show com o Cantor Ricardo Bombarda

2º DIA – 28 de julho - Sábado

16h – Abertura Praça de Alimentação

17h – Coral Italiano

19h – Apresentação Faces Ocultas Cia de Dança

20h – Show com a Banda Fantazzini Music, com o melhor da música Italiana

3º DIA – 29 de julho – Domingo

12h – Abertura da Praça de Alimentação

13h – Show com José Tatângelo e Waltinho

16h – Show com a Banda Hora Extra

20h – Grande Show com o cantor Tony Angeli