Defesa Civil de Capivari decreta Estado de Atenção por baixa umidade relativa do ar

A cidade não registra chuvas há 15 dias

Por Redação (Itu - SP) 21/02/2017 - 15:00 hs
Foto: Imagem da internet

A Defesa Civil de Capivari decretou Estado de Atenção, por conta da baixa umidade relativa do ar, na manhã desta terça-feira, 21. De acordo com o órgão, os índices atingiram a marca de 29,20%. Para ser considerada fora de risco,a umidade relativa do ar deve registar 30% ou mais. Os agentes continuam monitorando a situação de hora em hora. De acordo com Júlio Capóssoli Neto, Diretor da Defesa Civil, a baixa umidade do ar se dá por conta das altas temperaturas e do tempo seco.

É recomendado que os moradores evitem o sol entre 10h e 16h, tomem pelo menos dois litros de água e evitem aglomeração em ambientes fechados. Júlio afirma que os principais problemas decorrentes da baixa umidade relativa do ar são:complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento da mucosa, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação nos olhos, além do aumento no risco de incêndios em pastagens e florestas. Capivari não registra chuva há 15 dias.

Para amenizar os sintomas, o Diretor sugere o uso de umidificadores de ar ou toalhas molhadas nos ambientes, uso de soro fisiológico para olhos e narinas, evitar o uso de cobertores, tapetes, roupas pesadas e produtos de limpeza com perfume. É importante ressaltar a necessidade de economia de água nesse período, por conta da falta de chuvas.