Vice prefeito de Capivari anuncia vinda de carreta Via Rápida Emprego

As inscrições foram iniciadas nesta segunda-feira (23), no PAT

Por Redação (Itu - SP) 23/01/2017 - 11:36 hs
Foto: Prefeitura de Capivari
A Prefeitura de Capivari realizou coletiva de imprensa na tarde de sexta-feira, dia 20, para anunciar a vinda da carreta Via Rápida Emprego. Durante o encontro, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Vitão, informou que as inscrições serão iniciadas nesta segunda-feira, dia 23.

A vinda da carreta foi possível graças a um pedido de Vitão, que esteve na tarde de terça-feira, dia 17, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, na capital de São Paulo.

“Estamos desenvolvendo um intenso trabalho na Secretaria para trazer mais desenvolvimento para o município. Com a vinda da carreta e capacitação da mão de obra teremos mais pessoas empregadas, mais faturamento para as empresas, mais renda para a economia local, parcerias público/privada e envolvimento do PAT com as empresas”, ressaltou Vitão.

O presidente do ASAS, Celso Rossi, participou da coletiva e será um parceiro da Prefeitura na pesquisa da demanda do mercado de trabalho em Capivari para posteriormente trazer novos cursos ao município.

Os cursos que serão ofertados desta vez serão: garçom, bartender e camareira, que atenderão a demanda atual do município. Podem participar do Via Rápido Emprego, pessoas maiores de 16 anos. É dada prioridade aos candidatos: que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade e pessoas com mais encargos familiares.

As inscrições serão feitas no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, onde o atendente fará o cadastro pelo portal Via Rápida. O PAT fica localizado no Siam, na Avenida Piratininga, 797, Santa Terezinha.

Via Rápida Emprego

Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego oferece capacitação profissional gratuita por meio de cursos de curta duração. O objetivo é qualificar pessoas para que entrem no mercado de trabalho ou abram seu próprio negócio, conquistando assim renda e autonomia.

Com mais de 50 opções de cursos, o programa atua por meio de capacitações intensivas de, no máximo, três meses de duração. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e candidatar-se às oportunidades de emprego. As aulas são realizadas por meio de 29 unidades móveis nos 645 municípios do Estado, responsáveis pela capacitação de mais de 230 mil profissionais.

A carreta do Via Rápida Emprego possui aproximadamente 60 m² e é dotada de sala de aula, com capacidade para atender até 20 alunos por turma, e laboratório para ensino prático. A estrutura propicia um ambiente similar ao encontrado pelos profissionais no desempenho das atividades do dia a dia. No total, estão disponíveis 60 vagas.