Porco-espinho atravessa avenida movimentada e surpreende clientes de posto em Itu

Animal foi visto na noite de segunda-feira (25) e capturado na manhã desta terça (26), no Centro.

Por Henrique Gandini (Itu - SP) 26/11/2019 - 18:10 hs
Foto: Sabrina Galvão (arquivo pessoal)
Porco-espinho atravessa avenida movimentada e surpreende clientes de posto em Itu
Ouriço surpreendeu funcionários e clientes de posto de combustíveis.

Um ouriço-cacheiro, mais conhecido como porco-espinho, foi avistado no início da noite desta segunda-feira (25), em uma via, no bairro Liberdade, em Itu.

O animal atravessou a avenida Otaviano Pereira Mendes (Marginal) em direção a um posto de combustíveis e surpreendeu clientes e funcionários, que registraram a passagem. Ele andou próximo a pessoas e chegou a beber água de um balde do estabelecimento. "Algumas pessoas tentaram chegar perto para pegá-lo, mas ele arrepiava e agitava os espinhos e acabou se escondendo atrás de grades.", disse a estudante de medicina veterinária, Sabrina Galvão, que registrou com fotos.

De acordo com o médico veterinário e vereador, Sérgio Castanheira, o episódio não gerou riscos às pessoas, pois trata-se de um animal dócil que deve ter se perdido na zona urbana devido ao aumento no número de loteamentos ao redor da cidade. No entanto, caso houvesse contato físico o animal poderia ter soltado os espinhos, como forma de defesa natural. "[O certo é] comunicar o Centro de Controle de Zoonoses que faria o recolhimento do ouriço para posterior soltura em área rural ou área da mata nativa, fora da área urbana do município.", explicou Castanheira, que também informou que o CCZ não foi notificado sobre o avistamento.

O animal foi novamente avistado, na manhã desta terça-feira (26), desta vez na Praça Dom Pedro I, no Centro. Ele foi resgatado e levado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, de São Roque (SP). "No CRAS funciona o núcleo da floresta, que conta com mil metros quadrados de mata nativa. Lá, o ouriço foi atendido por veterinários e constatou-se que o animal estava saudável.", informou o biologo Daniel Constantino — responsável pelo resgate de animais silvestres em Itu e Salto. De acordo com a instituição, o ouriço foi solto na natureza ainda nesta tarde.

Os animais silvestres que mais são resgatados na região são: corujas, gaviões, urubus, gambás, maritacas, ouriços e serpentes, comunicou o CRAS.