Biblioteca municipal de Capivari tem acervo com 28 mil livros para empréstimo gratuito

Obras podem ser emprestadas por moradores da cidade e por quem trabalha no município, mas não reside

Por Redação (Itu - SP) 07/01/2019 - 16:06 hs
Foto: Prefeitura de Capivari
Biblioteca municipal de Capivari tem acervo com 28 mil livros para empréstimo gratuito
Livros podem ser emprestados por moradores da cidade e por quem trabalha no município

O acervo da biblioteca municipal de Capivari, denominada João Batista Prata, é composto por cerca de 28 mil livros, de diversos gêneros literários, disponíveis para empréstimo gratuito da população. Há títulos destinados ao público infantil, além de gibis e livros de literatura americana, francesa, portuguesa, brasileira, entre outros, bem como de sociologia e filosofia.

Obras que comumente são assuntos de vestibulares também constam no acervo da biblioteca. Entre estas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, de autoria de Machado de Assis, e Iracema, escrita por José de Alencar.

Podem emprestar livros da biblioteca municipal de Capivari os moradores da cidade e também quem trabalha no município e porventura não reside. Para fazer a carteira de autorização de empréstimo é necessário levar à biblioteca comprovante de residência, documento de identidade com foto e duas fotografias 3x4. O usuário da biblioteca tem direito a emprestar, por no máximo 15 dias, até três livros por vez, sendo possível a renovação do empréstimo.

MAIS – Próximo a datas comemorativas, como Semana Nacional do Livro, Páscoa e Natal, são disponibilizados às crianças que frequentam a biblioteca desenhos para pintura. Após coloridos, estes desenhos ficam expostos no local.

DIGITAL – Na biblioteca municipal de Capivari também há um espaço de inclusão digital, no qual estão computadores com internet para uso gratuito da população, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. 

FUNDAÇÃO – A biblioteca municipal João Batista Prata foi criada em 1959. Nascido em Capivari em 24 de junho de 1904, João Batista Prata é autor do Hino Capivariano, tendo composto a letra para o centenário do município, em 1932. Filho de Anna Augusta Rodrigues Prata e de Francisco Laudelino de Jesus, ele foi poeta, publicou livros e trabalhou em diversos jornais de Capivari, Bauru, Botucatu, Rafard e São Paulo, além de ter escrito peças teatrais. Prata morreu em 17 de abril de 1955. 

SERVIÇO -
 Biblioteca municipal João Batista Prata (rua XV de Novembro, 382, Centro). Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações: biblioteca@capivari.sp.gov.br ou (19) 3492-2559.