Escolas municipais de Salto passam a ser monitoradas 24h por câmeras de segurança

Por Redação (Itu - SP) 07/11/2018 - 18:19 hs
Foto: Imprensa Salto

A partir desta semana, todas as escolas municipais de Salto passam a ser monitoradas por 294 câmeras de segurança. O controle será feito por meio de uma central localizada na sede da Guarda Civil Municipal. A medida visa aumentar a segurança de alunos e profissionais que atuam nos espaços, pois deve inibir a invasão nos prédios e até facilitar a identificação de pessoas que praticam atos de vandalismo contra o patrimônio público.

Com o novo sistema, 40 prédios que compõem a Secretaria de Educação do município serão monitorados 24h, por meio de câmeras nas áreas externas e internas, como pátio, por exemplo. Além do controle da GCM, em cada uma das 40 escolas monitoradas existe uma central de mídia que receberá todas as imagens. Ao notar alguma movimentação suspeita, a responsável pelo acesso às câmeras, que normalmente é a diretora da unidade, deverá entrar em contato com a sede central, que encaminha a viatura.

O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (7), pelo Prefeito de Salto, Geraldo Garcia acompanhado do secretário da Educação, José Carlos Grigoletto, do secretário da Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos e do secretário de Governo, Gilmar Mazetto, e do representante da empresa Docprint Service e Tecnologia Ltda, Paulo . Todas as imagens serão acompanhadas direto no Gabinete do Prefeito, que também passa a contar com uma central de mídia.

“Esta é uma das ações para aprimorar a segurança patrimonial e coibir as invasões e vandalismos nas escolas. Estamos investindo em um sistema que atende às nossas demandas. Este é o primeiro passo de um grande projeto que temos para a cidade”, destacou o Prefeito Geraldo Garcia.

Durante o período de instalação do novo sistema, as diretoras e responsáveis pelas unidades receberam um treinamento da operação como um todo, funcionamento das câmeras e alarme, conforme destacou o secretário. “As diretoras das unidades foram treinadas para que todo o protocolo de acionamento seja adequado à nossa realidade”, disse.

O novo sistema de segurança nas escolas, com monitoramento por câmeras é mais um investimento da Secretaria da Educação de Salto. Com o valor de R$ 3.984.000,00 (três milhões e novecentos e oitenta e quatro mil) e vigência de 24 meses, o contrato prevê toda a manutenção e substituição do equipamento e suporte técnico para o sistema de segurança e monitoramento efetivo das escolas. Com isso, o investimento mensal por unidade escolar é de R$ 4.150,00.