Programa Acalento prossegue com aulas voltadas às gestantes em Salto

Por Redação (Itu - SP) 06/09/2018 - 14:46 hs
Foto: Imprensa Salto

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde e do Centro Integrado Saúde da Mulher (CISM), prossegue com o calendário do Programa Acalento, que oferece cuidados especiais voltados às mulheres gestantes e no período pós-parto.

De acordo com o calendário, a próxima aula com orientações para gestantes e familiares será realiza na quinta-feira (21), no Auditório do Hospital São Camilo Salto, das 9h às 11h30, sob os cuidados da enfermeira Nilce Monica Lima de Carvalho Brandão.

O tema abordado será “A importância do aleitamento materno exclusivo e técnicas, cuidados básicos com recém-nascido e orientações para seguimento da saúde do menor”. Na oportunidade será realizada uma visita no setor de maternidade e berçário, atendendo o princípio de humanização ao binômio mãe/bebe, e também tratarão os tipos de parto realizados no Hospital Municipal.

As gestantes participantes têm direito a um acompanhante adulto e se preferirem podem se encontrar no Centro Integrado Saúde da Mulher, para juntos seguirem até o Hospital.

Sobre o Programa Acalento

O Programa Acalento funciona desde 2005 e tornou-se Lei Nº2853/2017. Tem objetivo de apoiar e fortalecer o aleitamento materno através das técnicas de amamentação para assegurar a criança com uma convivência familiar saudável.

O trabalho inicia na maternidade com o cadastro das puérperas, registro do nascimento da criança feito pelo cartório civil, as primeiras vacinas e o teste do pezinho. Estes dois últimos são realizados pela equipe do berçário do hospital.

Quando necessário para as crianças prematura, baixo peso e patológica são encaminhadas para seguimento médico no Ambulatório do Programa Acalento. As demais crianças que não atendem essas características fazem o seguimento médico e de enfermagem nas unidades básicas de saúde.