Planejamento de marketing é essencial para o sucesso empresarial

Especialista da área de gestão e negócios do Senac Itu orienta sobre como utilizar as ferramentas para uma comunicação assertiva

Por Redação (Itu - SP) 12/06/2018 - 16:11 hs
Foto: Lettera Comunicação

As estratégias de marketing são aliadas dos empreendedores na hora de conquistar e fidelizar clientes. Mas a garantia de bons resultados depende  de planejamento e uso correto das ferramentas .

De acordo com Keila Palmeira, docente da área de gestão e negócios do Senac Itu, antes de colocar em prática ações de marketing, é necessário saber qual é o objetivo da empresa e conhecer seu público-alvo. “Por exemplo, se é uma loja de roupas femininas, o empreendedor precisa estar atento às tendências de moda e ao que as pessoas gostam de vestir.”

Se a empresa quer fortalecer a imagem ou alavancar as vendas é necessário pesquisar quem são os seus concorrentes, os preços que eles praticam, enfim conhecer o jeito que atuam  e, daí, desenhar um planejamento diferenciado para competir no mercado com mais propriedade e assertividade.

“O atendimento personalizado é outro fator essencial na estratégia de marketing, pois os clientes vão se sentir especiais e isso pode gerar comentários positivos nas redes sociais e indicações para outras”, destaca a docente.

Os canais de comunicação – sites e mídias sociais – são a ferramenta de engajamento utilizada para atrair e fidelizar clientes, porém devem ser atualizados constantemente, nos horários e dias mais indicados. “É importante manter contato com o público-alvo. Assim, os usuários terão mais interesse em curtir, comentar, compartilhar e consumir os produtos e serviços da empresa”, explica Keila. Mas os conteúdos precisam ser breves, claros e interessantes, e os vídeos curtos, de preferência com menos de um minuto.

Ainda segundo a docente, caso haja comentários negativos e críticas sobre o produto ou serviço, o melhor a fazer é não entrar em conflito. O ideal é chamar o reclamante de forma privada, pedir um número para contato e solucionar o problema. “Sempre deve-se responder de forma conciliadora e amigável”, conclui.

Formação na área

Para os interessados em capacitações na área de gestão e negócios, o Senac Itu está com inscrições abertas para cursos de curta duração, que variam entre 30 e 160 horas. São eles Cargos e Salários, Gestão de Custos e Formação de Preços, Contabilidade Geral e Auxiliar de Escritório.

Para obter informações e fazer inscrições, é só acessar o Portal Senac (www.sp.senac.br/itu) ou ir na própria unidade.

Serviço:

Cargos e Salários
Data: 16 de junho a 1º  de setembro de 2018
Horário: sábados, das 10 às 14 horas

Gestão de Custos e Formação de Preços
Data: 24 de julho a 8 de agosto de 2018
Horário: segunda a quinta-feira, das 19 às 22 horas

Contabilidade Geral
Data: 13 de agosto a 13 de setembro de 2018
Horário: segunda a quinta-feira, das 19 às 22 horas

 

Auxiliar de Escritório 
Data: 14 de agosto a 9 de outubro de 2018
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h15 às 12h15

 

Senac Itu
Endereço: Rua Maestro José Victório, 137, Centro – Itu/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/itu