Diretoria de Agricultura alerta sobre a vacinação de animais em Porto Feliz

Diretoria de Agricultura alerta sobre a vacinação de animais em Porto Feliz

Nos bovinos, a forma clínica mais comum é a raiva paralítica, entretanto, podem ocorrer casos de raiva furiosa.

Por Redação (Itu - SP) 11/05/2018 - 14:55 hs
Foto: Imagem da Internet

A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Diretoria de Agricultura, está recomendando a vacinação de animais contra a Raiva, sejam eles cães, gatos, bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e equídeos, por conta de registros de casos no município. A vacinação minimiza o risco de ocorrência da doença, que pode ser contraída através do contato com animais contaminados.

A vacina pode ser encontrada nas revendas de produtos agropecuários do Município e no Centro de Controle de Zoonoses, que oferece gratuitamente a vacina para cães e gatos.

Nos bovinos, a forma clínica mais comum é a raiva paralítica, entretanto, podem ocorrer casos de raiva furiosa. O animal afetado apresenta uma hipersensibilidade a todos os fatores externos. Ocorre uma nítida mudança de hábito, os sintomas evoluem para perda da consciência, mugido rouco, aumento do volume e presença de espuma na saliva, midríase, fezes secas e escuras, andar cambaleante, paralisia dos membros posteriores, e evolução para a paralisia dos anteriores.

A raiva é contagiosa e não tem cura, nem tratamento e a morte do animal ocorre 4 a 8 dias após o início dos sintomas. Nos casos de suspeita clínica de raiva, não se deve matar o animal. Deve-se chamar um veterinário para que possa avaliar o caso e realizar os exames necessários.

FEBRE AFTOSA

Outro aviso importante para os criadores de bovinos e bubalinos é a vacinação contra a febre aftosa, que sofreu alteração no calendário.

Conforme o parecer da Resolução do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a partir de 01/01/2018 - “É obrigatória a vacinação contra a Febre Aftosa de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da faixa etária, nos meses de maio, e dos bovinos e bubalinos com idade entre 0 e 24 meses nos meses de novembro, com vacinas aprovadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e indicadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.”

A Diretoria de Agricultura está à disposição para esclarecimentos, de segunda a sexta, das 08h às 17h, ou pelo telefone (15) 3261-1301.