“Operação Estiagem 2018” tem início em Capivari

Defesa Civil orienta a população a respeito das medidas que devem ser colocadas em prática nesta época

Por Redação (Itu - SP) 04/05/2018 - 15:57 hs
Foto: Imagem da Internet

A Prefeitura de Capivari, por meio da Defesa Civil, iniciou a Operação Estiagem 2018 no dia 1. A ação terá sequência até o dia 30 de setembro. O período consiste nas iniciativas do setor em monitorar a Umidade Relativa do Ar (URA), que apresenta queda nesta época por conta da baixa incidência de chuvas. Durante a Operação, a Defesa Civil emitirá boletins e alertas, além de atender a população pelo telefones 199 ou (19) 3492-3186.

O monitoramento da Umidade Relativa do Ar será feito pela Estação Meteorológica Automática CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), atualizada por hora e aferida em quatro níveis: observação de quando o índice está em até 30%; atenção a respeito do momento em que a aferição fica entre 30% e 20%; alerta sobre a variação do índice entre 20% e 12% e emergência para quando a Umidade Relativa do Ar fica abaixo de 12%.

A orientação é para que os munícipes consumam, pelo menos, dois litros de água por dia e aumentem a ingestão de frutas. Outra dica é evitar objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia. As atividades físicas devem ser evitadas entre 11h e 17h, período do dia em que o ar está mais seco. “A estiagem é um período de menos chuvas, com tempo mais seco, período propício para a ocorrência de incêndios, que podem afetar a saúde”, comenta o diretor de Defesa Civil Júlio Capóssoli Neto. “Contamos com a participação da população para evitar situações de risco, pequenas atitudes podem evitar grandes estragos”, diz.

Os munícipes também podem auxiliar da seguinte maneira: não realizar nenhum tipo de queimada, não descartar fósforos ou cigarros às margens da Rodovia ou em locais propícios a proliferação do fogo, não soltar balões e evitar acender fogueiras, utilizar a água de maneira racional, evitar banhos prolongados, fechar a torneira enquanto escova os dentes e usar baldes de água para lavar veículos. O tempo seco pode afetar a saúde, causando gripe, doenças respiratórias, alergias, irritação nos olhos, nariz e garganta.

Quando a Umidade Relativa do Ar estiver entre 21 e 30%, é preciso:

Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h

Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, regadores de jardins e outros

Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e áreas vegetadas

Consumir bastante água

Se a Umidade Relativa do Ar estiver entre 12 e 20%, é preciso:

Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h

Evitar aglomerações em ambientes fechados

Hidratar olhos e narinas com soro fisiológico

Quando a Umidade Relativa do Ar estiver abaixo de 12%, é necessário:

Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência e outros

Suspender atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados, como aulas e cinemas, entre 10h e 16h.

Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças e hospitais.