Secretaria de Saúde de Porto Feliz reforça para a população que não há motivo de pânico para a vacinação de Febre Amarela no município

Secretaria de Saúde de Porto Feliz reforça para a população que não há motivo de pânico para a vacinação de Febre Amarela no município

Porto Feliz não teve até agora nenhum caso registrado, nem suspeita da doença.

Por Redação (Itu - SP) 19/01/2018 - 14:05 hs
Foto: Imagem da Internet

A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária e Epidemiológica, está realizando a vacinação contra a febre amarela no município, priorizando as pessoas que realmente necessitam da dose para viajar para os locais de risco.

Porto Feliz não teve até agora nenhum caso registrado, nem suspeita da doença. Apesar do Estado de São Paulo ter sido considerado como zona de risco, o município não se enquadra na zona de recomendação para imunização de toda a população.

As vacinas estão sendo disponibilizadas em três unidades básicas de saúde do município, em dias alternados, com agendamento prévio, para melhor controle e aproveitamento das doses, como já era realizado anteriormente.

A Secretaria de Saúde de Porto Feliz reforça que não há motivos para pânico no município, e pede que as pessoas procurem a vacinação somente se houver a extrema necessidade de deslocamento para as áreas infectadas, para aqueles que realmente precisem da vacina não fiquem sem a imunização.

A Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença causada por vírus, transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados, não havendo transmissão direta de pessoa a pessoa. O ciclo da doença que está sendo transmitido é silvestre, onde os macacos são os hospedeiros do vírus com transmissão feita pelos mosquitos de hábitos estritamente silvestres aos humanos que adentram as áreas de Mata.

Porto Feliz não está localizada em área considerada de Mata e não abriga primatas em seu território.

A vacina é feito com um vírus vivo e pode causar uma série de efeitos colaterais. Aqueles que quiserem se prevenir, podem contar com o auxílio do uso de repelentes.