Guarda Municipal de Salto passa a usar armamento não letal a partir desta semana

Eles também passaram pela última etapa da instrução, na qual sentem os efeitos do equipamento

Por Redação (Itu - SP) 10/10/2017 - 16:19 hs
Foto: Imprensa Salto

Depois de passar por um treinamento prático e teórico, a Guarda Civil Municipal começa a utilizar a partir desta semana, espargidores de lacrimogênio, armamento não letal.

O Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, baixou o Decreto nº 99/2017, publicado no dia 05 de agosto, em que dispõe sobre o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo pela Guarda Municipal. Através desse Decreto, o Chefe do Executivo regulamentou o uso desse tipo de equipamento pela corporação, o que já era autorizado em todo o território nacional com a promulgação da Lei Federal nº 13.060/2014.

Na tarde de segunda-feira (09), o primeiro grupo de Guardas Municipais recebeu os espargidores, que passarão a usar no dia a dia. Além disso, eles também passaram pela última etapa da instrução, na qual sentem os efeitos do equipamento. Ao todo, foram adquiridos pela GCM 180 espargidores de lacrimogênio tamanho mini e quatro espargidores de lacrimogênio tamanho max.

As armas não letais possibilitarão aos Guardas Municipais o emprego proporcional da força, reduzindo sensivelmente os casos onde seja necessário o uso de armas de fogo. Dessa forma a ação encontra meios para pautar-se pelo respeito aos Direitos Humanos e à preservação da vida, ao mesmo tempo em que pode proteger a integridade física dos seus quadros e da população civil.