Prefeito de Salto assina convênio que formaliza funcionamento do Popupatempo do Empreendedor

Por Redação (Itu - SP) 12/09/2017 - 17:36 hs
Foto: Imprensa Salto

Numa cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (11), na sede do Governo do Estado de São Paulo, o Prefeito Geraldo Garcia assinou o convênio que formaliza oficialmente o funcionamento do sistema Poupatempo do Empreendedor, uma das ferramentas do Via Rápida Empresa.

O evento contou com a participação do Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, do Vice-Governador Márcio França, de Deputados Federais e Estaduais, de Secretários de Estado e de Prefeitos de diversas cidades paulistas que também aderiram ao programa.

Criado pelo Governo Paulista, o programa é considerado um marco no processo de desburocratização para o licenciamento da abertura de empresas de baixo risco em até 48 horas. O sistema integra os órgãos estaduais do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), disponibilizando o licenciamento de empresas de baixo risco em tempo reduzido.

O Via Rápida Empresa, que foi implementado em Salto no início de maio já foi acessado por mais de 1800 empresas, permite realização de consulta prévia da viabilidade de localização e foi desenvolvido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Os interessados devem acessar o sistema no seguinte endereço eletrônico: www.sil.sp.gov.br.

Em seu pronunciamento, o Governador destacou a agilidade que o programa oferece às empresas. “Quase todos os grandes municípios de São Paulo estão contemplados. É um balcão único, que ao invés de dar entrada na vigilância, na Cetesb, no bombeiro, na prefeitura, é um local só, é a Junta Comercial, tudo on-line. Você nem precisa sair de casa. Isso é uma grande conquista porque reduz custo, estimula a atividade empreendedora, desburocratiza, esse é o bom caminho. Temos que estimular quem empreende”, explicou Geraldo Alckmin.