Guardas Municipais de Salto passam a ter curso de requalificação anual por sistema EaD

Os cursos são oferecidos aos Guardas Municipais pela Rede EaD-SENASP

Por Redação (Itu - SP) 07/03/2018 - 16:41 hs
Foto: Imprensa Salto

Uma novidade disponibilizada aos Guardas Civis Municipais (GCMs) de Salto, neste ano de 2018, é a realização do curso de requalificação anual no sistema de Ensino a Distância – EaD, na qual os membros da corporação têm aulas por meio de uma plataforma digital. Com a mudança, os GCMs não precisam mais ficar longos períodos longe do patrulhamento feito nas ruas.

Nesse primeiro ciclo, que já está sendo realizado na Sala de Instrução da sede da Guarda Civil Municipal, 95 GCMs têm aulas ministradas a distância, que são oferecidas a policiais militares, civis, bombeiros, guardas municipais, profissionais de perícia criminal, policiais federais, rodoviários federais e servidores do sistema prisional de todo o país.

Os cursos são oferecidos aos Guardas Municipais pela Rede EaD-SENASP, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, criado para viabilizar a capacitação qualificada, integrada e continuada, independentemente das limitações geográficas e temporais, aos profissionais de segurança pública de todo o país.

Anualmente, os Guardas Municipais passam por cursos de requalificação de 80 horas, por conta do convênio com a Polícia Federal. Agora, com a implantação do ensino a distância, os GCM’s farão 60 horas no sistema EaD e as outras 20 horas serão feitas através de atividades práticas, realizadas na própria sede da corporação.

Para o secretário da Defesa Social, Coronel Redcliff Sierra dos Santos, com a disponibilização de cursos no sistema EaD, os Guardas Municipais não têm mais que se deslocar às aulas, o que agiliza na questão do tempo em que eles ficariam ausentes dos seus postos de trabalho.

“Os GCMs precisam fazer esses cursos de requalificação anualmente e, agora, com essa plataforma que foi implantada aqui em Salto, eles não precisam ficar afastados das suas atividades diárias por muito tempo. É mais uma importante ferramenta que está à disposição da Guarda Civil Municipal de Salto”, afirmou o Secretário.